terça-feira, 8 de maio de 2012

Emma Goldman recordada em Lisboa


Este é o relato da sessão "Emma Goldman - Feminismo e Anarquismo", promovida pela nossa Tertúlia Liberdade, na Biblioteca/Museu da República e Resistência, no Bairro Operário Grandela, da Estrada de Benfica. A conferencista, Claire Auzias, teve a colaboração na mesa da Paula Montez e de uma companheira anónima, que efectuou a tradução quando necessário.

Entre 25 a 30 pessoas, participaram interessadas na exposição da Claire, que ilustrou o seu relato com a revelação de diversos episódios da vida daquela anarquista, referindo amiúde a situação passada e actual do movimento anarquista e a posição da mulher,  assumindo diversas tendências de feminismo, com destaque para aquele que se apresentou e apresenta como um feminismo não burguês,  autónomo e revolucionário, personificada por figuras como Emma Goldman. A mesma Emma Goldman que proferiu a célebre declaração, "Uma revolução em que não se dance, não é a minha revolução ! "

Nesta exposição, a oradora não deixou de referir a posição de Emma Goldman após a Revolução Russa, quando do seu imposto regresso à Rússia, o país natal, que as autoridades dos EUA lhe impuseram, devido à sua actividade revolucionária e contra a barbárie e matança das guerras, fomentada pelo império do capital. E falou-nos assim do sistema, falsamente revolucionário que Emma Goldman encontrou, com uma sociedade concentracionária, dirigida por uma elite ditatorial da pior espécie, para quem os fins da ditadura dos chefes do partido ditavam todos os meios, e de todo o fervor que a revolucionária dedicou à mudança de rumo empenhando-se, sem resultado, em conversas com os principais mentores do regime, para que o percurso cruel em que seguiam fosse alterado.

O interesse despertado pelo relato da Claire, em todos os aspectos que abordou, foi bem manifesto ao longo da sessão e através do diálogo que a assistência travou com a oradora,  após a sua exposição.
 Para concluir, pode-se considerar que esta Conferência/Debate foi bem positiva.
A Tertúlia Liberdade, em colaboração com outros grupos e pessoas, irá prosseguir este percurso, contando com a indispensável parceria da Biblioteca/Museu da República. e Resistência. 

Sem comentários: