domingo, 27 de fevereiro de 2011

segunda sessão do «Que fazer com a puta da tua vida?»

Segunda sessão

“Que fazer com a puta da vida?”

Dia 24 de Fevereiro de 2011 pelas 21:30 cumpriu-se o ritual. Uma conversa à volta com tema livre inspirado no mote da iniciativa. Primeira volta cada um disse quem era – estudantes quase todos, artistas potenciais muitos, estrangeiros alguns. Numa segunda volta só os mais jovens falaram, porque é essa a regra do jogo. E falaram se quê? Trabalho e o modo de tirar prazer do trabalho, ou pelo menos evitar um trabalho alienante. Todos tinham esperança de encontrar o que ainda não encontraram. Seja por via do conhecimento seja por via da arte.
Chegados ao fim da segunda volta uma terceira volta revelou-se intolerável. As conversas dispersaram-se bem como os participantes. Nalguns terá ficado a pergunta – que nunca foi dita – que concluir daqui? Como concluir isto?
O Zé Luís teve então que intervir para usar a sua experiência e explicar como o assalariado é exploração e escravatura. Já na apresentação um participante tinha falado disso, muito ao de leve. Mas o tema não pegou nem preocupou os restantes.
Na verdade foi um sucesso tanto de participação (15 pessoas, mais ou menos) como de interesse pela participação (as pessoas mantiveram-se até ao fim). Pode ter sido estranho, talvez, resistir a um fim sem conclusão, sem comunhão. A dispersão, todavia, pode não ser uma coisa má. Deve haver espaço e tempo para tudo.
A prova dos nove será dia 24 de Março: será que a sessão continuará a chamar participantes?

Sem comentários: