domingo, 27 de fevereiro de 2011

O que se conversou no encontro com Georges



A França e o Mundo Árabe foram o tema da conversa dinamizada pela Tertúlia Liberdade na passada sexta-feira na Livraria Letra Livre no Bairro Alto. Georges, militante anarco-sindicalista da Confederation Nationale du Travaille de França dinamizou durante quase duas horas uma troca de ideias frutuosa e participada.

Na conversa falou-se da situação actual no Magrebe e Médio Oriente mas também das condicionantes históricas e sociais que estão na origem dos acontecimentos. Ficou claro que as contestações que agora decorrem não surgiram do nada nem se devem apenas aos jovens utilizadores do Facebook e da Internet.

Tanto no Egipto como na Tunísia e Argélia existem antecedentes de grandes lutas e de grandes repressões que antecederam as recentes movimentações. Georges chamou a atenção nomeadamente para as lutas desenvolvidas há cerca de dois anos pelos trabalhadores da bacia mineira da Tunísia, e para o papel da UGTT (União Geral dos Trabalhadores Tunisinos) nesses acontecimentos. Também no Egipto aconteceram no passado recente situações semelhantes de luta popular intensa que nasceram a partir de contestações laborais que entretanto soçobraram devido à repressão.

Os regimes tunisino e egípcio embora de cariz totalitário e repressor sempre se reclamaram de uma fachada socialista e permitiam a existência de sindicatos que tentavam controlar, mas onde sempre existiram actividades que escaparam a esse controle. Um pouco como se passou entre nós antes do 25 de Abril. É bom não esquecer que os partidos no poder na Tunísia e Egipto eram membros da Internacional Socialista como é o PS de Sócrates.

A questão religiosa tão falada pelos média não passa segundo Georges de uma falsa questão. Historicamente os grupos religiosos integraram-se nos movimentos de luta anti-colonial ao lado de outros grupos sem que dai tivesse resultado qualquer hegemonia. O Islão é hoje agitado como um papão junto das opiniões públicas europeias exactamente pelos mesmos que conviveram e confraternizaram com os ditadores agora destituídos.

Os dirigentes da União Europeia e os comentadores televisivos que a toda a hora invocam a questão religiosa e os perigos do Islão são os mesmos que defenderam o apoio aos regimes tirânicos agora depostos. Não faz ainda muito tempo que Sócrates e outros dirigentes europeus de visita ao Magrebe estendiam a mão a estes ditadores e assinavam com eles acordos de cooperação económica e de controlo de fronteiras sem qualquer pudor.

A questão da Palestina foi também colocada a Georges que já visitou por diversas vezes este território. Aqui os problemas são diferentes e estão marcados pela extrema pobreza, pelo desemprego e corrupção. A Autoridade Palestiniana tenta implantar na Cisjordânia os alicerces do novo Estado Palestiniano criando uma vasta rede de funcionários. Assegura assim o controle social das populações ao mesmo tempo que esvazia os grupos políticos não alinhados, cujos simpatizantes ficam sem acesso ao emprego público.

Por ultimo e como não podia deixar de ser falou-se das lutas sociais em França. Georges explicou que estas ocorreram muito por pressão das assembleias de trabalhadores nos próprios locais de trabalho. Em França devido à existência de várias centrais sindicais existe o hábito de as grandes questões laborais serem decididas em assembleias no local de trabalho. Nestas os representantes das diversas centrais sindicais expõem as suas opiniões tentando conquistar os trabalhadores para os seus pontos de vista. A existência de uma maioria esmagadora de franceses contra a alteração da idade de reforma foi o terreno fértil onde cresceu a luta.

Embora aparentemente a luta tenha fracassado, a verdade é que a radicalização das lutas permitiu que naqueles «dias quentes» alguns patrões acossados tivessem oferecido melhores condições de trabalho e melhorias remuneratórias que se mantêm. Mas o mais importante foi que os trabalhadores franceses redescobriram, naqueles dias, novas formas de organização intersectorial e interprofissional que nunca tinham experimentado antes.

Os bloqueios das fábricas e gasolineiras por exemplo, foram feitos por trabalhadores de outros serviços permitindo assim que os trabalhadores das mesmas escapassem à repressão patronal no local de trabalho. Esta solidariedade e cooperação que saltou as fronteiras da empresa, da localidade e do grupo profissional é um acontecimento que não será esquecido tão cedo.

As novas formas de luta e organização ensaiadas e experimentadas pelos trabalhadores franceses no movimento contra a Lei da Reformas de Sarkozy podem a qualquer momento regressar. Se aconteceu uma vez pode voltar a repetir-se.

Sem comentários: