sexta-feira, 21 de março de 2014

Mesmo aqui ao lado - para ler, imprimir e divulgar


A Tertúlia Liberdade desenvolveu durante os últimos anos contactos com o Sindicato Andaluz de Trabalhadores (SAT)/Sindicato dos Operários do Campo (SOC) e promoveu em Portugal debates e conversas divulgando o sindicalismo independente e de combate que se faz na Andaluzia.
O opúsculo que agora aqui divulgamos «Mesmo aqui ao lado» dá conta desta forma diferente de fazer sindicalismo. Aqui se fala da Herdade de Somonte, ocupada por trabalhadores rurais activistas do SAT e da luta nos campos da Andaluzia.
Nele aparece também uma entrevista que o seu dirigente Diego Cañamero nos concedeu em El Coronil onde explica as razões e as formas de fazer viver um sindicato independente dos patrões e dos partidos e autogerido pelos trabalhadores.
O José Luís Félix, com a sua capacidade invulgar de criar redes e estabelecer contactos, foi o organizador destes frutuosos intercâmbios que se estabeleceram. Também ele fez uma «mini-edição» em papel deste opúsculo com o intuito de o divulgar entre sindicalistas aqui em Portugal. Deixá-lo aqui é também uma forma de o homenagear.
Que circule agora livremente… e que dele se façam muitas cópias…


Sem comentários: