domingo, 12 de dezembro de 2010

No Barreiro com Comida! Bombas Não e Ritmos de Resistência


No domingo 5 de Dezembro, a Tertúlia Liberdade, deu inicio a um processo de intercâmbio e colaboração com o grupo Comida! Bombas não, do Barreiro. Esta foi a 1ª primeira etapa dessa cooperação. Outras se seguirão, havendo já proximamente uma vinda da Comida! Bombas, até nós, em Lisboa. Pensamos que outras iniciativas deste tipo se podem desenvolver, envolvendo grupos autónomos, libertários e específicos, numa cooperação necessária e desejável. Este foi o 1º passo.


Vários elementos nossos estiveram presentes no decorrer do almoço vegetariano fornecido pelos Comida! aos que passam fome, devido à miséria social que aumenta assustadoramente por todo o país, como sabemos. Mas, este não é mais um acto de caridadezinha, os voluntários do Comida! conversam com as pessoas, procuram explicar o que são o domínio e exploração capitalista, que dão origem estas situações e desigualdades, a par de um desperdício insultuoso e destruição de alimentos por razões de ganância e do lucro que tudo comanda. Os elementos da Tertúlia, também almoçaram com os amigos, integraram-se nesse espírito e falaram com as pessoas que visitavam o local ao ar livre, com uma simples cobertura,, apesar da chuva intensa. Foram feitas até algumas entrevistas para o nosso programa radiofónico "Onda Livre!”

Colaborando connosco estiveram presentes os Ritmos da Resistência, que tocaram os seus tambores, animaram o acontecimento e confraternizaram com todos.

Também, entregámos muitos sacos com roupa para ajudar os desempregados, sub- empregados e sem casa, presentes. Diversos textos da nossa Tertúlia, incluindo um sobre as origens das desigualdades e da penúria alimentar, foram entregues pela nossa Tertúlia.

Do diálogo estabelecido, levantou-se também a possibilidade de apoiarmos a criação de uma Tertúlia noutra localidade. Resumindo foi uma acção bem positiva.

Sem comentários: