terça-feira, 8 de julho de 2008

filmes da primeira semana

A Tertúlia Liberdade, inicia amanhã quarta-feira pelas 21 horas na Crew Hassan, o ciclo de cinema Imigrantes com o filme «Lisboetas» de Sérgio Tréfaut.

Datado de 2004 «Lisboetas» mostra a vida dos novos habitantes de Lisboa e a sua adaptação à cidade. Em cerca de hora e meia somos conduzidos através de lugares da cidade e confrontados com modos de vida que tantas vezes nos passam ao lado. São as novas identidades e os sonhos de quem chega na incessante adaptação à cidade desconhecida.

«Lisboetas» leva-nos ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, mostra-nos o mercado clandestino de angariação de mão-de-obra no Campo Grande, dá-nos a ver as aulas de português para estrangeiros e também o drama dos que falharam o sonho de uma vida melhor e dormem sem abrigo nas ruas de Lisboa.

O filme apresentado em competição oficial no Brasil e em Itália ganhou o Prémio de Melhor Filme Português no Festival IndieLisboa de 2005.

Na quinta-feira, há mesma hora, passa o segundo filme do ciclo. «Terra prometida» do realizador Amos Gitai também datado de 2004. Com um realismo impressionante a câmara acompanha a trajectória de mulheres traficadas no médio oriente até Israel. A desumanidade da situação culmina com um terrível mas ao mesmo tempo esperançoso final. São 88 minutos do melhor cinema político num filme legendado em português. A não perder.
na CREW HASSAN- Rua das Portas de Santo Antão, 159 em Lisboa (Rua do Coliseu)

Sem comentários: