No dia 28 de Março, realizou-se no Salão – Loja da Crew Hassan a Conversa com o Georges, militante anarco-sindicalista da CNT - Paris. Estiveram presentes cerca de 50 pessoas, num ambiente animado pelas informações do convidado e pelas questões colocadas por diversos dos presentes.
O Georges revelou que, além de militante da CNT é também activista de dois grupos autogeridos de minorias étnicas francesas, a Associação Franz Fanon e os Indígenas da República. O nosso amigo explicou o que é a CNT, a sua inserção em todo o território francês, o seu projecto, actividades, modos de acção e história.
Deu-nos também a conhecer o panorama actual da realidade social francesa e a descriminação e racismo, encapotado ou não, que grassam naquela sociedade e que, em seu entender, constitui o maior ou um dos principais problemas do seu país. Este aspecto foi também enriquecido com o testemunho de diversas pessoas de origem africana que participaram no encontro.
Concluiu-se pelas semelhanças de processos de controlo social e violência de métodos intimidatórios em França e Portugal.
Sem comentários:
Enviar um comentário