domingo, 26 de janeiro de 2014

De luto - morreu o José Luís Félix



A Tertúlia Liberdade está de luto. Morreu o José Luís Félix um dos fundadores e o grande animador e dinamizador da nossa tertúlia. Foi um companheiro incansável na divulgação do ideal libertário, um lutador pelos direitos dos explorados e oprimidos, um amante da Liberdade e um homem bom que a todos deixa saudades. 

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Comemoração do Bicentenário de Bakunine

Nascido na Rússia em 1814, Bakunine foi um teórico e activista do ideal da liberdade e da solidariedade, o anarquismo. Combateu em diversos lugares e países por esse ideal e deixou uma imensa obra escrita em defesa das suas ideias, bem como um historial de luta pela liberdade e emancipação de todos os trabalhadores, combatendo igualmente o carácter autoritário e paternalista dos proclamados amigos do povo.


No bicentenário do seu nascimento, a Tertúlia Liberdade em parceria com a Biblioteca/Museu República e Resistência, promove uma conferência/debate com António Baião, investigador da Universidade Nova e Eduardo Sousa, livreiro no dia 28 de Janeiro pelas 18.30 h no Edifício Grandela na Estrada de Benfica, 419 (Metro Alto dos Moinhos). 

Conferência/Debate nos 150 anos da Internacional

A AIT (Associação Internacional dos Trabalhadores) foi fundada em 1864, em Londres, e tinha como objectivo unir os trabalhadores de todos os países na luta pela emancipação humana e a abolição da sociedade capitalista. Nesse sentido procurou unir as diferentes tendências que se opunham ao capitalismo. Debruçou-se sobre a questão social, chegando a ter entre 5 a 8 milhões de membros, que proclamavam “ A emancipação dos trabalhadores tem de ser obra dos próprios trabalhadores”.

ESTE ANO CELEBRAMOS OS 150 ANOS DA SUA CRIAÇÃO

Sábado, 25 de Janeiro, às 16h na Biblioteca/Museu da República e Resistência, Estrada de Benfica,419 Metro Alto dos Moinhos promovemos uma conferência debate com dois historiadores Alexandre Samis, do Rio de Janeiro e Paulo Guimarães de Setúbal.


Esta iniciativa resulta duma parceria entre a Tertúlia Liberdade e a Biblioteca/Museu da República e Resistência.